Welcome
Bem vindos !

Os novos Famobil

Para falar de tudo o que não tenha a ver com PLAYMOBIL

Os novos Famobil

Postby Andy » 03 Aug 2010, 14:24

Desde há uns tempos comecei a ver pelas pequenas lojas do comercio tradicional em Lisboa, ( drogarias, papelarias, lojas dos 300, etc ) pequenas caixas com figuras e acessórios claramente baseados em PLAYMOBIL, com a designação FAMOBIL (r).
Isso mesmo, o pormenor do R mostra que registaram a marca. ( devido á antiga FAMOBIL ter sido desactivada pela Playmobil e pela Famosa )
Pesquisei e descobri que pertencem a uma empresa espanhola de plásticos e brinquedos, chamada BOYSTOYS de Murcia.
As figuras estao longe de ser perfeitas, e sao claramente uma imitação de « segunda » dos clicks no entanto.....

Chegamos a um ponto fulcral !

Estas figuras veem preencher um nicho que estava deserto...o nicho do pequeno comercio...
Lembram-se daquele velho feeling de quando iamos com a nossa mãe á drogaria, ou a papelaria, e batiamos o pé para cravar um click bombeiro a 200 paus, ou um cavaleiro, ou um limpa chaminés ?
Lembra-se quando iamos a caminho da escola e paravamos nas pequenas lojas de brinquedos e montras dos quiosques, porque havia nem que fosse no mais pequeno dos quiosques, sempre 2 ou 3 clicks á venda ?

Estes bonecos podem não ser perfeitos, mas vão estar lá...sempre que as crianças vão com avó á casa dos 300, com a mae á papelaria, ou com o pai á drogaria...e essa ainda é a melhor forma de marketing..o marketing pessoal, em pequena escala..de ocasião.

é nestas alturas que percebo para grande pena minha, que com as novas regras da distribuição a retalho, e as exclusividades ás « grandes cadeias de lojas » marcas como a PLAYMOBIL deixaram de ser uma « marca do povo » se percebem a minha expressão.

Tornaram-se marcas aburguesadas e distantes, que so podemos encontrar em lojas « especializadas» ou em grandes superficies.
Eu não sou apologista destas novas politicas, pois nao foi com esse espirito que eu cresci.

É por isso que eu saúdo estes novos famobis, mesmo sabendo que não chegam aos calcanhares dos « nossos », mas sabendo que irão preencher uma lacuna, que faz falta nesta sociedade.a proximidade...quer seja em brinquedos, quer seja em gestos, quer seja em sentimentos.
A distancia está presente em demasia nas nossas vidas nestes novos tempos que parecem não ter rumo.
Nem que seja para me lembrar de um tempo, em que eramos felizes só por saber que na papelaria do Ernesto, ou na drogaria do joão havia um cavaleiro , um mergulhador ou um limpa chaminés, que ainda haveriamos de ter.

Image

Image
Clicks de todos os Países, Uni-vos !
Andy
Site Admin

Re: Os novos Famobil

Postby Telkin3 » 03 Aug 2010, 14:51

Andy...que grande discurso que disseste , e concordo com tudo ate
a ultima palavra.... tenho saudades dos pequenos quiosques onde se entrava para comprar um jornal, e havia sempre um click daqueles sets pequenos ou ate uns medios, e la aguçava mais o apetite da playmobil...e tinha de vir cmg xD

Realmente esses famobil nao sao grande espingarda....só lhes posso apontar o facto de ( por acaso mt bem pensado ) puderem fletir os braços na horizontal, pós lados, coisa que os playmobil nao fazem, o que deve dar um jeitão para fazer poses e coisas do genero.

cumprimentos malta
Telkin3

Postby Cassiebsg » 04 Aug 2010, 16:36

De facto esses novos Famobil são um tanto ou quanto feios. Mas têm algumas vantagens nas articulações em relação à Playmobil, que no entanto podem também vir a ser o seu ponto fraco (com maior facilidade de quebrar as uniões). O que me chateia/irrita/intriga é o porquê de terem de ir buscar um nome que já tinha história e boas recordações da nossa geração. A geração actual apenas conhece a Playmobil (pos que têm a sorte de conhecer) e Famobil não lhes diz nada. Estes novos clicks poderiam-se chamar tudo e mais alguma coisa que não faria a mínima diferença para o marketing e público alvo. Como tal não percebo o porquê de ir buscar um nome que já tem história. Talvez seja para levar alguns pais mais distraídos que se lembram do nome com boas recordações, mas não de como as figuras eram na realidade? Pelo menos os meus pais/tios talvez não desse por isso. :o

Agora que esses novos clicks podem vir a ser alegria para muita criança sendo um brinquedo mais acessível em termos financeiros, isso é bom.
There are those who believe, that life here began out there...
Cassiebsg
Site Admin

Postby Andy » 04 Aug 2010, 17:15

Eu acho que é mesmo por isso Cassie...o nome Famobil tem muito peso em Espanha...e aproveitando o nome é um balão de lançamento para eles.
Tambem não axei muita piada ao clonanço do nome..mas...o que é certo é que a patente estava livre...não os podemos chamar burros.
Clicks de todos os Países, Uni-vos !
Andy
Site Admin

Postby CapitãoGancho » 05 Aug 2010, 15:36

Esses bonecos são bonacado imperfeitos,mas foram eles que deram a play para os romanos.
CapitãoGancho

Postby jomitoys » 05 Sep 2010, 02:34

Yup, atacaram em grande desde os chineses à Poly, foi um ataque em larga escala! Um pouco como aqueles legos manhosos que se pavoneiam nas lojas chinesas. E por vezes a preços marados. Enfim, é pena chamarem-se Famobil, mas a culpa é da Geobra, deixaram-se dormir. Gostei do detalhe dos 200 paus, Andy, mas olha que no meu tempo eram a 100! Nós os cotas...
jomitoys

Return to Off-topic