Welcome
Bem vindos !

Conjunto de Indios - 1976

Para reviews detalhadas de conjuntos, novos ou antigos, :)

Conjunto de Indios - 1976

Postby Andy » 12 Oct 2014, 16:47

Olá pessoal.

Consegui recuperar mais uma pérola, e cá estou eu para vos mostrar.
Este conjunto de indios da década de 70, chegou ás minhas mãos ainda na caixa, proveniente de uma dessas lojas que há 30 anos abundavam pelo nosso país, e que vendiam um pouco de tudo ( loiças, malhas, brinquedos, etc ).
O conjunto vinha MISB ( ou seja selado ) mas á Portuguesa...
Passo a explicar. Nos anos 7o e 80 era comum os lojistas, abrirem as caixas para verem se o produto estava bom, e selavam-nas de novo com fita cola.
Já vi isto em várias caixas da altura encontradas no mesmo tipo de loja.
Estes indios vinham dentro de um saco de plastico de uma marca de malhas. O mais certo é terem estado em exposição na montra na altura de natal ( outra coisa muito comum ), e terem sido novamente enfiados na caixa e selados. No entanto nunca foram usados, estando intactos. Um dos elásticos de um dos 2 arcos de setas que veem neste conjunto derreteu, talvez devido ao calor, e colou-se ao corpo de um dos clicks. tive algum trabalho a raspar a borracha colada, mas lá consegui.
As mãos dos clicks estão boas, as armas encaixam bem e não escorregam, mostrando que esta caixa veio directamente da fabrica alemã, e não de espanha.
Alias como podem ver diz PLAYMOBIL e não FAMOBIL, sendo por isso de qualidade bem melhor.

Não consegui tirar a fita que selava a caixa sem a danificar um pouco, pois esta fita cola tinha bem mais de 30 anos, estava ressequida e agarrou tinta da caixa.

Aqui está o meu novo bebé.

Image

Image

Image

Image
Clicks de todos os Países, Uni-vos !
Andy
Site Admin

Re: Conjunto de Indios - 1976

Postby vanfreak » 12 Oct 2014, 18:18

Parabens. Estao em excelente estado ;)
vanfreak

Postby Cassiebsg » 12 Oct 2014, 18:26

Parabéns!!!

Volta e meia encontram-se verdadeiras pérolas escondidas nos locais menos esperados. :)
There are those who believe, that life here began out there...
Cassiebsg
Site Admin

Postby ...john » 12 Oct 2014, 21:07

Portugal nos anos oitenta tinha disso! Nalgumas lojas os poucos set eram montados as três pancadas para exibir na montra e depois voltavam a caixa... Nalguns casos com peças a menos ou a mais!
Parabéns!!!
...john

Postby Andy » 12 Oct 2014, 21:36

E parece ter sido o caso deste...na saqueta faltavam 2 pulseiras verdes, e vinha junto imagine-se...um brinde do bolo rei dos que havia antigamente..parece-me ser uma sereia azul.Vinha tambem os plásticos onde vêem agarrados as peças e armas dos clicks.
Andy
Site Admin

Postby ...john » 12 Oct 2014, 22:21

O que me parece mais curioso é o facto de ser PLAYMOBIL . Antes de 1983 a playmobil na península ibérica era famobil mas a diferença não era apenas no nome. a principal diferença e mais óbvia eram as mão ( refiro me as mão fixas) .
A Famobil tinha os bonecos com mãos mais pequenas e frágeis que não seguravam tão bem. Quando o nome mudou essa característica manteve se (apesar de nos dioramas e catálogos ser tudo mãos giratórias).
Os verdadeiros playmobil´s era algo que, geralmente, só tinham os filhos de emigrantes ou quem tinha família na França ou Alemanha...
...john

Postby Andy » 14 Oct 2014, 01:04

estes sao playmobil da primeira geração, ou seja com maos presas..mas as mãos agarram bem as armas, e as dobradiças das pernas são boas. Ve-se que o material não é Famobil.
Talvez a pessoa desta loja tivesse trazido isto do estrangeiro e posto á venda. Até porque é um conjunto da primeira colecção de indios, meados dos anos 70.
Andy
Site Admin

Postby ...john » 15 Oct 2014, 01:31

...tudo isso torna este achado ainda mais interessante!
...john

Return to Reviews